6 pilares que vão manter sua empresa no mercado

Você sabia que 460 mil empresas surgem por ano no Brasil e que 48% delas falem em até 3 anos e 60% em até 5 anos? Certamente você conhece empreendedores que passaram por isso, se é que já não aconteceu com você mesmo.

Mas afinal qual é o segredo das empresas que se mantêm por mais tempo no mercado? Você já parou para pensar o que diferencia uma empresa lucrativa e duradoura de outra que vai rapidamente à falência?

Para ajudar você com seu negócio, separamos alguns pilares que podem manter sua empresa em pé. Confira a seguir.

Pilar 1: Saiba onde você quer chegar

Antes de começar um negócio, estude bem o mercado, faça pesquisas, conheça seu público, teste seu produto, converse com outros profissionais do ramo e verifique se realmente é uma boa ideia a ser investida. Analise se esse negócio fará sentido daqui a alguns anos, como você pode fazer para expandir suas possibilidades e quais são seus diferenciais com relação aos seus concorrentes. Trace metas que sejam tangíveis e que lhe tragam boas aspirações.

Pilar 2: Defina caminhos

Após saber onde você quer chegar e conhecer bem o seu negócio, você precisa ser capaz de colocar no papel as estratégias de como vai alcançar seus objetivos. Pense nos meios e não somente nos fins. Estude todas as alternativas e saídas de rota para que possa escolher a melhor opção.

Pilar 3: Delimite seu escopo

É necessário deixar claro para o seu cliente o que você oferece e como entrega o seu serviço ou produto. Caso o escopo do seu trabalho não esteja definido e fechado, provavelmente você ou sua equipe vai perder muito tempo fazendo algo além do que estava previsto e até mesmo daquilo que foi vendido, podendo assim gerar atrasos, custos extras e insatisfação para ambos os lados.

Aqui vale inclusive dizer não ao cliente quando o que for solicitado não fazer parte do seu escopo. Transparência deve sempre fazer parte da negociação. Afinal do que adianta oferecer algo que você não vai conseguir entregar ou que vai conseguir entregar no padrão adequado ou então que só vai lhe trazer prejuízos? Então pense bem se vale a pena oferecer aquilo que não está dentro da sua expertise. Em outras palavras: cuidado para não meter os pés pelas mãos.

Pilar 4: Organize seus processos

Cada pessoa da sua equipe precisa saber exatamente o que fazer, como fazer e em qual ordem fazer. A definição de todos processos garante um melhor gerenciamento, acompanhamento, controle e qualidade na entrega final.

Com todos os procedimentos desenhados e alinhados não há perda de tempo nem desentendimento na hora da realização.

Além disso, uma equipe alinhada e se entendendo bem trabalha muito melhor junta com mais harmonia e sem rusgas de comunicação.

Aqui no nosso blog, temos muito mais conteúdo sobre esse tema. Vale a pena se aprofundar mais!

Pilar 5: Controle as finanças

É necessário saber exatamente quanto, quando e como o dinheiro entra e sai. Seja meticuloso com o seu orçamento e com todos os pagamentos. O planejamento correto dos gastos vai gerar consequências diretas nesse item, e perder o controle financeiro pode levar sua empresa diretamente para o buraco.

Por isso, é importante avaliar suas reais necessidades. Nem sempre o que é mais caro é melhor ou é aquilo que você realmente precisa. Não estamos falando aqui de economizar comprando o que é de qualidade inferior, pois muitas vezes o barato sai caro, mas sim de ponderar o que sua empresa realmente precisa e se é o momento adequado para investir.

Por exemplo, será que vale a pena investir em um escritório físico com móveis modernos e com todos os custos que um imóvel exige? Já pensou na possibilidade de manter sua equipe em trabalho remoto?

Isso também vale para os profissionais que você vai contratar. Pode ser que não compense, por exemplo, contratar um profissional fixo para um trabalho que seja sazonal. Uma opção é fechar jobs sob demanda.

Pilar 6: Cuide da experiência do cliente

Lembre-se sempre de que o seu cliente precisa se sentir satisfeito do início ao fim, desde a negociação até o recebimento do produto ou finalização do serviço. Para isso, é essencial manter diálogo cordial, comunicação assertiva, clareza sobre os prazos e, claro, a entrega deve ser impecável e pontual.

E aí, faz sentido esse conteúdo para você?

Não tenha dúvidas de que, sobre esses pilares, sua empresa vai se manter em pé e atingir os resultados que você espera.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Arquivos de Posts
Open chat