Melhore sua equipe com a Matriz de Responsabilidades

O que é matriz de responsabilidades?

Em uma empresa, é indispensável definir os responsáveis por cada atividade, afinal isso melhora Para evitar atrasos ou ruídos na comunicação, uma estratégia fundamental a ser aplicada é a  matriz de responsabilidades. 

Matriz de responsabilidades é uma ferramenta de gestão de pessoas que tem por objetivo definir e estabelecer quem são os responsáveis por cada atividade, seja na na execução ou no gerenciamento. Esta ferramenta é útil para acompanhar o andamento de um projeto e para assegurar que os processos sejam bem cumpridos.  

Como fazer uma matriz de responsabilidades?

A finalidade da matriz de responsabilidade é ser uma ferramenta concisa, prática e objetiva, capaz de dar suporte a um projeto. É importante considerar que não existe apenas um modelo.

Um dos modelos mais utilizados é a matriz de responsabilidade RACI. Esta sigla significa: Responsible (responsável), accountable (aprovador), consulted (consultado) e informed (informado). Neste modelo, as funções são distribuídas de acordo com cada termo mencionado. O responsável é quem executa uma determinada atividade. É adequado que exista apenas um responsável para cada atividade. O aprovador é quem aprova o resultado ou o andamento de um determinado trabalho. O consultado é o especialista em um determinado assunto, que possui habilidades desenvolvidas para um certo trabalho e pode cooperar com um resultado final satisfatório. O informado é aquele que deve ser notificado a respeito do aproveitamento de um trabalho e de seu resultado final. O modelo RACI proporciona uma síntese de funções, atividades e pessoas encarregadas.

Além deste modelo, a matriz de responsabilidade pode ser feita de maneira contextualizada. Uma possível estratégia é utilizar verbos que determinam funções, como por exemplo: executar, gerenciar, cotar, produzir, revisar, aprovar, entre outros. Desta forma, os envolvidos são direcionados às funções específicas da empresa. 

Benefícios de utilizar a matriz de responsabilidades

Uma vez que já foi definido o que é matriz de responsabilidades, iremos esclarecer os benefícios de utilizá-la. Esta ferramenta pode contribuir de muitas maneiras para o crescimento de uma empresa. Abaixo, listamos alguns dos benefícios:

1. Equipe organizada

A matriz de responsabilidade proporciona uma equipe organizada, na qual cada indivíduo tem a sua função definida. 

2. Execução das tarefas planejadas

Por meio da organização da equipe, é possível executar todos os procedimentos traçados.

3. Definir os objetivos a serem alcançados

Quando se identifica a função de cada envolvido e se acompanha o andamento de cada atividade, é possível estipular objetivos possíveis de serem alcançados.

Portanto, a fim de aperfeiçoar projetos e processos de sua empresa, é indicado fazer uso da matriz de responsabilidades. 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Arquivos de Posts