Como o BPM pode aumentar a produtividade do seu negócio

Em um mercado cada vez mais competitivo, de concorrência crescente e consumidores muito exigentes, é preciso conseguir obter os melhores resultados com o menor custo e, ao mesmo tempo, alcançar ganhos máximos de produtividade. É uma jornada desafiadora, mas totalmente possível através da utilização de técnicas e ferramentas corretas. E se você chegou aqui é porque você realmente está interessado em aumentar a produtividade do seu negócio.

Por isso, gostaríamos de lhe mostrar uma metodologia de processos que vem demonstrando resultados impressionantes para diversos tipos de empresas: o Business Process Management (BPM) ou Modelagem de Processos de Negócios. Essa é uma forma de Gerenciamento de Processos de Negócio capaz de proporcionar melhorias gerenciais e maior visibilidade de etapas dos processos e das estratégias, seja a curto, médio ou longo prazo.

Como funciona a Modelagem de Processos?
Primeiramente, é preciso compreender se há um “processo” para que seja possível utilizar o Business Process Management (BPM). Isto é, independentemente do tamanho de sua empresa ou segmento, é sempre viável aplicar as técnicas de Modelagem de Processos.
Em segundo lugar, é indispensável que você compreenda que esse método não considera apenas gerenciamento de tarefas, mas está ligado às principais operações de um negócio, para perceber processos que podem ser eliminados ou terceirizados, melhorar métricas e incentivar a inovação. Através do BPM, será possível reconhecer os processos que são executados dentro da empresa, mensurá-los e esquematizá-los em ciclos de melhoria contínua. Dessa forma, através de agilidade operacional, será possível obter melhores resultados e otimização do desempenho do negócios.
De início, é feito um planejamento para verificar a melhor forma de aplicação do BPM para o negócio. Sempre customizando, é definido o método, as notações e as ferramentas que serão utilizadas no projeto. Depois, numa etapa ainda inicial, por meio de gráficos, diagramas, fluxogramas e desenhos, é gerado um mapeamento organizacional para facilitar a análise e o entendimento de todo o processo. Com o processo mapeado, são verificadas e discutidas as oportunidades de melhoria e reestruturação do processo de modo a aproveitar da melhor maneira os recursos disponíveis e definir suas métricas e seus indicadores de desempenho e monitoramento.
Assim, é feita uma organização de processos fundamental no ambiente corporativo. Isso porque sem um controle dos processos, a produtividade do negócio está em risco.

Tripé BPM: as pessoas, os processos e a tecnologia
Para que esta gestão organizacional funcione de forma plena, tornando o negócio mais eficiente, o BPM se baseia em um tripé: as pessoas, os processos e a tecnologia. As pessoas detêm o conhecimento para pensar, agir, planejar e executar. Os processos devem ser estruturados de maneira padronizada e otimizada. Por fim, a tecnologia irá dar ferramentas para execução mais rápida e com maior eficiência.
Ao considerar o papel humano como uma das bases no desenvolvimento do processo produtivo, o BPM potencializa sua eficácia. Afinal, mesmo em setores automatizados, são as pessoas que tomam decisões e por isso é fundamental o investimento em treinamentos para melhoria da capacidade técnica da equipe.
Por sua vez, os processos permitem que os dados se tornem informação e conhecimento, sendo possível sistematizar o uso desse conhecimento em novas práticas e vantagens competitivas.
Já a tecnologia fornece ferramentas que organizam e compartilham a informação, facilitando controles e dando uma visão estratégica, permitindo maior rendimento e qualidade em seus serviços.

Benefícios de utilizar a Modelagem de Processos
Agora que você já entendeu um pouco sobre a forma como a Modelagem de Processos funciona, você precisa saber como ela irá contribuir para o desenvolvimento das empresas. Abaixo listamos 4 benefícios que esse método proporciona:

  • Diminuição de custos, redução de desperdícios e aumento da produtividade

Com o mapeamento e controle dos processos empresariais, é possível eliminar processos burocratizados e notar gargalos, obtendo maior visibilidade de pontos a serem melhorados. Assim, há um ganho em agilidade e eficiência e, consequentemente, um aumento dos lucros.

  • Visão holística e sistêmica do negócio

O gestor conseguirá enxergar a empresa como um todo, permitindo a implementação de cultura de gestão e estratégias focadas na visão compartilhada do processo com maior transparência e eficiência.

  • Melhor comunicação e colaboração das equipes

Com uma visão geral do trabalho, há diminuição de um problema comum entre as equipes: a falta de informação. Além disso, as funções ficam melhor estabelecidas criando um ambiente propício para uma comunicação assertiva e maior fluidez das atividades, proporcionando uma cultura de colaborativismo.

  • Conformidade e automação de processos
A diagramação proporcionada pela modelagem de processos permite uma linguagem compreensível por meio de ferramentas de automação. Essas ferramentas geram maior controle sobre tudo o que acontece no processo, tornando sua empresa mais segura, confiável e organizada.

Desse modo, se você quer aumentar a produtividade do seu negócio, considere implementar a modelagem de processos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on Facebook
Share on twitter
Share on Twitter
Share on linkedin
Share on Linkdin
Share on pinterest
Share on Pinterest

Deixe um comentário

Arquivos de Posts