O Design Thinking é uma metodologia que busca encontrar
melhores soluções de produtos e serviços focado na necessidade dos clientes.
Muito mais que uma questão estética, esse método está relacionado à inovação e
poderá ajudar seu negócios a se destacar. Por isso, preparamos esse post com as
etapas dessa metodologia para você se aprimorar.
1. Imersão: estudo da
realidade da empresa, considerando uma análise SWOT para entender as forças,
fraquezas, oportunidades e ameaças.
2. Ideação: é a hora de
reunir o time para o brainstorming. Ideias e insights do envolvidos são
importantes para construir soluções.
3. Prototipagem: com
informações e ideias criativas em mãos é a fase de criar protótipos das
soluções levantadas e testá-los. Para produtos é criada uma versão beta. Para
os serviços podem ser feitas representações gráficas de simulação.
4. Desenvolvimento: na
última é realmente colocar em prática. As áreas de comunicação, marketing e
comercial serão muito úteis nesse processo de venda da nova solução. E, claro,
é sempre preciso sempre estar atendo às melhorias contínuas.
Para
aplicar o Design Thinking no seu negócio, primeiramente desenhe a cultura
organizacional, propondo melhorias na mentalidade da empresa. É muito
importante que haja um espírito colaborativo e de empatia por parte de todos os
envolvidos. Por fim, ressalto que a grande vantagem desse conceito é que a implementação
quase não gera despesas, mas os resultados positivos poderão ser muito
significativos.