KPIs: indicadores que você precisa para monitorar seus resultados

Se alguém lhe perguntasse como anda seu negócio, você seria capaz de responder a essa pergunta de maneira objetiva, baseada em dados? Ou será que você vem acompanhando o desenvolvimento do seu negócio de forma abstrata? Pensando em quanto é importante você estar munido de informações para o sucesso da sua empresa, preparamos este post sobre os KPI (Key Performance Indicator), que podemos traduzir como Indicador Chave de Desempenho. Essa é uma das principais ferramentas para a mensuração de processos de gestão e do desempenho de uma estratégia.

Por meio dos KPIs você poderá medir e acompanhar quais são as áreas de sua empresa cujo desenvolvimento está a contento, bem como ficar atento para aquelas que estão abaixo do esperado.

Como escolher o Key Performance Indicator?

Agora que você já sabe que KPI é um Indicador-chave de Performance para verificar os resultados do seu negócio, você deve estar se perguntando como utilizá-los na prática. Aqui na Velg a gente sabe o quanto é importante, muito mais do que conhecer um conceito ou uma ferramenta, é conseguir aplicá-lo no seu negócio.

Então, primeiro é preciso entender que existem milhares de indicadores e que vivemos num intenso fluxo de informação. Por isso, é necessário um olhar atento e focado. Isto é, quais são os resultados mais importantes para seu negócio? A partir dessas respostas você poderá partir para os KPIs, afinal, eles só terão sentido se estiverem diretamente ligados ao seu objetivo empresarial.

Para facilitar,veja alguns importantes KPIs que podem ser utilizados na sua empresa:

  • Lucro líquido: o faturamento deduzindo as despesas e custos, é uma métrica fundamental para se ter na ponta do lápis.
  • ROI: saber qual o resultado obtido versus o investimento feito.
  • Net promoter score (NPS): é um indicador de satisfação dos clientes feito de forma rápida através de pesquisa simples com nota de 0 a 10.
  • Lead time: tempo total para seu ciclo de produção, desde o pedido do cliente até o recebimento do produto.
  • Custo por Lead (CPL): custo de marketing para adquirir um lead.
  • Ticket Médio: quanto um cliente gasta em média com a sua empresa.
  • Taxa de retenção dos funcionários: qual  a média de tempo que seu funcionário permanece na sua empresa.
  • Indicador de Inventário: dados para permitir que você controle seu estoque

Os exemplos acima podem ser utilizados em diversos setores, sendo principalmente adotados pelas indústrias. Lembrando que devem ser inseridos para permitir que as tomadas de decisões em cada área sejam mais assertivas e permitam o crescimento e alavancada de resultados.

3 erros na hora de escolher seus KPIS

Escolher os indicadores certos é fundamental, do contrário, você pode basear seus resultados em números que não são relevantes para sua empresa. Por isso, fique atento para não praticar nenhum dos erros abaixo.

  1. Escolher indicadores errados. Escolher os indicadores certos para seu negócio é fundamental, do contrário você poderá levar sua equipe a de debruçar sobre relatórios inúteis, podendo assim piorar seus resultados.
  2. Incontáveis indicadores. Utilizar muitos indicadores ao mesmo tempo podem mais atrapalhar que ajudar, pois diminui o foco, complica o plano de ação e dificulta insights eficientes.
  3. Inflexibilidade na medição. É preciso um olhar atento às formas de medição sempre adequadas às medidas da realidade dos processos. Às vezes uma mudança no processo trará necessidade de revisão do indicador. Fique atento!

Em pouco tempo você vai começar a perceber que utilizar os indicadores KPI  é essencial não apenas para monitorar e otimizar seus resultados financeiros, mas para conseguir melhorar a satisfação do cliente. Além disso, trabalhar com os KPIs mostra-se eficiente no engajamento dos funcionários e nos processos produtivos do seu negócio.

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